Dicas de alimentos aliados da saúde

Quinta, 10 de fevereiro de 2022

Se alimentar de forma correta, com quantidades equilibradas de carboidratos, gorduras e proteínas, variando as cores de verduras, legumes e frutas, ajuda nosso corpo a entender o recado: mantenha tudo em ordem para eu seguir com saúde.
Para lhe ajudar a fazer boas escolhas no dia a dia, separamos 4 alimentos - ou grupos de alimentos – que possuem nutrientes essenciais para manter a saúde. Confira:   

Frutas vermelhas como morango, cereja, goji berry, romã, framboesa, amora, uvas e mirtilo (blueberry):
são consideradas frutas ricas em vitamina C, ácido elágico e outros antioxidantes, substâncias que ajudam na proteção das células do corpo contra os danos cumulativos e oxidativos, combatendo o envelhecimento precoce e prevenindo doenças crônicas. As fibras presentes nessas frutas dão sensação de saciedade e previne picos de glicemia (açúcar no sangue).

Inhame: conhecido também como taro, taioba-de-são-tomé ou inhame-branco, é um alimento que atua no fortalecimento dos gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Ele é riquíssimo em zinco, que também aumenta nossas defesas, tem baixo índice glicêmico, é fonte de fibras, proteínas e vitaminas do complexo B. E não para por aí... Ele facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino e contém diosgenina, que pode ajudar a reduzir os mal-estares da menopausa.

Vegetais de cor verde-escuro, como brócolis, couve e espinafre: possuem vários componentes que auxiliam na prevenção de doenças, como o ácido fólico, importantíssimo na alimentação de gestantes, além de ajudar na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores, e os compostos sulfídricos, que ajudam na desintoxicação hepática. Já os carotenóides, que dão a coloração verde-escuro a esses vegetais, possuem função antioxidante e protegem nosso cérebro.

Carne vermelha e fígado: contém grande quantidade de ferro do tipo “heme”, que é facilmente absorvido pelo corpo e tem como função produzir glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio para os tecidos. Outros alimentos ricos em ferro são leguminosas, como feijões e lentilha, ameixa seca e quinoa. Para facilitar a absorção do ferro, é importante consumir, na mesma refeição, uma porção de vitamina C, como salada de tomate temperada com limão e/ou laranja, mexerica, morango ou mamão de sobremesa. Usufrua de uma vida plena, consumindo vitaminas e sais minerais que trazem benefícios para você. É importante estar bem antes de fazer o bem.

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E continue doando sangue!  

Fonte: ABRALE e ABHH