Metrô Tatuapé terá doação de sangue dia 3 de junho como parte das ações do Junho Vermelho

Quarta, 01 de junho de 2022

São Paulo, maio de 2022 - Desde 2021, o Programa Um Só Sangue busca garantir conteúdo e incentivo às pessoas para a causa da doação de sangue voluntária. Lançada no Junho Vermelho do ano passado e com ações contínuas, a ação encabeçada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular promoverá uma série de atividades no mês que lembra a importância do ato altruísta, que é doar. Além de comunicações ao longo de todo o mês e outras ações, como a 1ª Corrida e Caminhada Um Só Sangue, no último final de semana do mês, o Um Só Sangue promoverá no dia 3 de junho coleta de doação de sangue na Estação Metrô Tatuapé.

 A mobilização na estação da Linha Vermelha, uma das mais movimentadas da região metropolitana, será realizada com o apoio de importantes parceiros do Programa. São eles: Metrô-SP, Banco de Sangue Paulista, H.Hemo, Santa Casa, Unifesp, Abrale, Abrasta, MTM Tecnologia e Qualcomm.

 “Quando idealizamos o Programa Um Só Sangue, tínhamos em mente estender o apelo para que as pessoas doem sangue voluntária e frequentemente, não somente em junho, mas o ano todo”, comenta o presidente da ABHH, o hematologista Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., ao celebrar a adesão de parceiros tão essenciais para a realização de ações de doação e disseminação na causa.

 Para doar, passageiros que estiverem pela região no dia 3 de junho, das 9h às 16h, poderão realizar sua boa ação diretamente no local da coleta, em instalação dentro da Estação; também será possível pré-agendar um horário para a doação por meio do aplicativo Um Só Sangue, disponível na Apple Store e Google Play.

Ainda em junho, graças à parceria com o Metrô/SP, o Programa Um Só Sangue terá exposição de cartazes informativos.

É importante reforçar que o objetivo da mobilização, que se intensifica no “mês vermelho” do calendário instituído pelo Ministério da Saúde, é garantir estoque mínimo nos bancos de sangue.

 Junho Vermelho e Programa Um Só Sangue

Além da coleta de doação de sangue na Estação Metrô Tatuapé, o Programa Um Só Sangue também realizará a 1ª Corrida e Caminhada Um Só Sangue, no Campo de Marte. Para esta atividade, mais de 500 kits foram vendidos na fase de pré-lançamento. “Será uma grande corrente vermelha que reforçará a mensagem de agradecimento a quem já doa e estimulará quanto a importância de doação de sangue”, finaliza o presidente da ABHH. 

Durante o mês, também será lançado um filtro para redes sociais e muita mensagem informativa nas redes sociais do Programa (@umsosangue), da ABHH (@abhhoficial), Abrale (@abraleoficial) e Abrasta (@abrastaoficial). 

  

Coleta no Metrô Tatuapé

A coleta será feita de forma tranquila e segura por uma equipe técnica qualificada, em um processo que dura, em média, 40 minutos desde a chegada à estação, triagem, coleta até a pausa para o lanche. Para participar, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar alimentado, mas não ingerir alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários e aceitos.

Data: 3 de junho, das 9h às 16h

Local: Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha)

Doações agendadas pelo aplicativo Um Só Sangue terão preferência de atendimento no horário escolhido

 
Sobre a ABHH

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma associação privada para fins não econômicos, de caráter científico, social e cultural. A instituição congrega médicos e demais profissionais interessados na prática hematológica e hemoterapia de todo o Brasil. Hoje, a instituição conta com cerca de 4  mil associados.