Novembro Azul e os cuidados com a saúde masculina

Terça, 16 de novembro de 2021

Esse movimento, que visa a promoção da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, teve seu início na Austrália. Chamando-se Movember, união das palavras “moustache” (bigode, em inglês) e “november” (novembro em inglês), a iniciativa é relembrada ano a ano, reforçando a importância do cuidado masculino com sua saúde.

Os dados do Inca são de que, por ano, temos mais de 65 mil casos no Brasil, com quase 30% da causa de morte de homens em todo país. Ou seja, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e precisa ser diagnosticado precocemente para ser tratado.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, porém homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.

Fatores de risco:

Histórico familiar - parentes de primeiro grau que já foram diagnosticados com câncer de próstata (pai e irmão, por exemplo) servem de alerta;

Idade - a partir dos 55 anos aumentam as chances de se ter câncer na próstata. Sendo que 60% dos dos casos são diagnosticados nos indivíduos com mais de 65 anos;

Obesidade - homens obesos ou com excesso de peso estão mais propensos à doença; Raça - homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

Fazer exames de check up, consultar-se com um médico especialista e melhorando os hábitos do dia a dia, é possível prevenir a doença: Evitar bebidas alcoólicas, cigarro e drogas;
Alimentação saudável e rica em fibras;
Ter bons hábitos de higiene;
Prática de esportes.

Compartilhe esse conteúdo com os homens da sua família e lembre-se: quem doa sangue regularmente, contribui com o tratamento de pacientes com câncer.

Informe-se de onde doar sangue perto da sua residência e siga o Programa Um Só Sangue nas redes sociais para se informar e compartilhar informações:
/LinkedIn /Facebook /Instagram